Morar, estudar e trabalhar em Auckland.

Tudo o que você precisa saber sobre a maior cidade da Nova Zelândia.

  Não é difícil entender porque todos querem fazer um intercâmbio e morar em Auckland. Embora Wellington seja a capital neozelandesa, Auckland é a cidade que desempenha o papel de protagonista. Estamos falando do principal centro financeiro e econômico do país. Para se ter uma ideia 31% de toda a população do país está morando em Auckland. Não à toa, é o destino favorito dos estudantes que querem estudar inglês na Nova Zelândia.

Saiba como morar Auckland


Para os padrões neozelandeses, Auckland é gigantesca: com 1,4 milhão de habitantes, a cidade localizada na Ilha Norte foi construída em cima de 50 vulcões inativos , numa área conhecida como Volcanic Field (Campo de Vulcões). A geografia e a cultura local convidam os visitantes a se aventurarem em programas, digamos, menos convencionais… Os mais corajosos, mergulham de cabeça em opções como paraquedismo, mountain bike ou canoagem. Os menos, tomam fôlego ao longo dos dias até se acostumarem com a ideia de encarar certos desafios.

Atrações de Auckland

Um deles é o bungee jump, a grande sensação na cidade. Os pontos mais tradicionais para pular são a Harbour Bridge e a Sky Tower. A mais alta torre do hemisfério sul foi inaugurada em 1997, com mais de 320 metros de altura. Desbancando a Torre Eiffel em altura, a Sky Tower abriga em seu interior um cassino, um restaurante giratório e decks de observação com visão 360°. Mesmo que você não queira fazer nada muito radical, a visita à Sky Tower vale a pena, principalmente se o tempo estiver bom.

morar em Auckland
Sky Jump e Sky Walk no topo da Sky Tower
Auckland, Nova Zelândia

Há mais uma opção para quem quer ver Auckland de cima. O caminho mais exótico e econômico é chegar até o topo do Monte Eden, um vulcão extinto e “adormecido” localizado na parte alta da cidade. De lá, a visão panorâmica é incrível!

morar em Auckland
Monte Eden
Auckland, Nova Zelândia


Morando em Auckland? Conheça as ilhas!

Outra atração que chama a atenção dos aventureiros é a Rangitoto Island, localizada a apenas 25 minutos de balsa de Auckland. A ilha surgiu como resultado da erupção de um vulcão, há mais de 600 anos. Por isso, não há terra no local: o solo é formado por pedregulhos e cinzas vulcânicas, que deixam as trilhas ainda mais desafiadoras e interessantes. E prepare-se: a caminhada começa fácil, mas aos poucos o trajeto vai ficando cada vez mais íngreme.

Quem gosta da água deve saber que a Great Barrier Island é o paraíso para os surfistas e fica ali pertinho, numa ilha próxima à Auckland. Mission Bay é provavelmente a praia mais famosa da cidade, com um ótimo calçadão. Na avenida à beira-mar, restaurantes e cafés charmosos para quem quer relaxar. Piha Beach também é frequentada por surfistas. É uma das praias mais cheias, mas também com melhor infraestrutura.

morar em Auckland
Piha Beach
Auckland, Nova Zelândia
Foto: Last Minute

Cultura na cidade de Auckland

Quem quer morar em Auckland precisa aprender mais sobre a cidade e o país. Para isso, não deixe de conhecer os museus. Anote aí alguns dos melhores e mais requisitados: Auckland War Memorial Museum (grande e super completo!), Maritime Museum, Auckland Art Gallery (a arquitetura do prédio é fantástica!), Whittaker’s Musical Museum (reúne 100 instrumentos com mais de 50 anos).

morar em Auckland
Auckland Art Gallery
Auckland, Nova Zelândia
Foto: Australian Design Review

Durante um intercâmbio em Auckland seus olhos ganharão o descanso merecido graças às belas paisagens e às áreas verdes que colorem a cidade. O Auckland Domain é um desses lugares que as pessoas adoram frequentar para relaxar e admirar o entorno. Com 75 hectares e inaugurado mais ou menos em 1840, o parque é o maior e mais antigo da cidade. Construído sobre o vulcão Pukekawa, é lá que está o Auckland War Memorial Museum.

morar em Auckland
Auckland Domain
Auckland, Nova Zelândia

Parques da cidade cheia de verde!

O Myers Park também é uma opção para quem decide morar em Auckland e gosta de uma área verde em meio à cidade. Localizado na Queen Street, a principal avenida de Auckland, o parque é extremamente silencioso, limpo e muito bem cuidado. Assim como o Myers, outros parques menores ocupam a cidade, servindo como opção aos moradores.

Mais ao sul, em Manurewa, está o Auckland Botanic Gardens, que tem mais de 10 mil plantas do mundo todo expostas em uma área de 64 hectares. Programe também uma visita ao Auckland Zoo, o maior jardim zoológico da Nova Zelândia. São mais de 800 animais de aproximadamente 140 espécies diferentes. Lá, você poderá encontrar o famoso pássaro kiwi, só encontrado neste país.

No centro da cidade está a Aotea Square, localizada perto da Queen Street. Com frequência, a praça pública recebe concertos ao ar livre, feiras e manifestações políticas.

morar em Auckland
Aotea Square
Auckland, Nova Zelândia

Na mesma região está a Câmara Municipal da cidade. O edifício histórico é usado para as funções administrativas e para concertos musicais. Foi aberto em 1911 e foi projetado para caber perfeitamente no terreno na esquina das ruas Queen e Grey Street.


Curtindo a noite em Auckland


Quem gosta de badalar não vai se decepcionar com a vida noturna de Auckland. Os neozelandeses são animados e adoram beber. Em alguns lugares, a cerveja vem servida até em jarras! Um ponto positivo é que a maioria das casas noturnas não cobram a entrada. Por isso, é muito comum “zanzar” de um lugar para outro até achar algo que agrade. Diferentemente do Brasil, as baladas em Auckland acabam cedo… Perto das 3h da manhã todo mundo já está em casa!

morar em Auckland
Noite em Auckland, Nova Zelândia

> Fique ligado: em Auckland, é proibido entrar alcoolizado nas baladas. Os seguranças barram até mesmo os “alegres” ou aqueles que estão com um copo na mão do lado de fora. Por isso, se quiser curtir a noite em uma casa noturna, esteja sóbrio (ou, pelo menos, finja muito bem que está!). Além disso, não se esqueça: assim como em outros lugares do mundo, é proibido consumir bebida alcoólica na rua e nos espaços públicos.


A dica para quem quer morar em Auckland é a Ponsonby Road, que é a rua mais famosa, cheia de bares e restaurantes. Auckland Central, região de Viaduct Harbour e o bairro de Parnell são os lugares onde estão as melhores baladas, que variam desde clubes com música eletrônica até pubs e cafés. A High Street também é uma boa opção para se jogar na night.


A gastronomia em Auckland é surpreendente e universal. Os pratos com toque regional são feitos à base de peixes e frutos do mar, assim como os com carne de ovelha, animal muito comum no interior do país. No centro da cidade, o cardápio varia bastante com restaurantes indianos, japoneses, chineses, asiáticos e franceses, a maioria administrada por famílias de imigrantes.


Como se deslocar pela cidade


O transporte público de Auckland não é dos mais abrangentes. Os trens são bons e confortáveis, mas há poucas linhas. Nesse sentido, os ônibus são uma opção melhor, com uma malha mais ampla. De todo o modo saiba que se você estiver no centro de Auckland não precisará de nenhum outro modo de locomoção além das suas pernas. Ir de bike também é uma opção bem comum!


Várias das melhores instituições de ensino do país estão localizadas na cidade. Isso aumenta ainda mais a atmosfera moderna e vibrante local. Além das dezenas de escolas de inglês de Auckland, os estudantes se dividem entre instituições respeitadas como Universidade de Auckland, Auckland College of Education, Massey University e Instituto Manukau de Tecnologia.


O clima de Auckland (temperado-quente) é um dos melhores do país e a cidade é conhecida por ser quase sempre ensolarada, é muito gostoso morar em Auckland! Os verões são quentes e úmidos e os invernos suaves. A média da temperatura máxima diária em fevereiro, por exemplo, é de 23,7°C e, em julho, de 10,5°C. Ninguém morre de frio, nem de calor!


Ensolarada e moderna, Auckland é a casa de pessoas educadas, receptivas e alegres. Ali, existem ótimas oportunidades de estudo e emprego, além de excelentes instituições de ensino. Áreas verdes, praias e belas paisagens não faltam para compor um cenário que já nasceu belo e interessante.


Não é difícil imaginar porque todos querem fazer um intercâmbio em Auckland, não é mesmo? Descubra Auckland com a Free Way Intercâmbio.


Fonte: descubraomundo.com


Free Way Intercâmbio

Telefone: 55 51 99558 5455
Rua Lauro Elemar Hansen, 156, fundos
Santa Cruz do Sul/RS
Telefone: 55 51 99815 4350
Avenida Benjamin Constant, 670/205
Oficina670 Coworking
Lajeado/RS
Assinar Newsletter